domingo, 1 de setembro de 2013

Livro de Josué

"Ô Josué, eu nunca ví tamanha desgraça
Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça"
(Da Lama Ao Caos - Nação Zumbi)

Ou "mais a religião ameaça"...

Continuando.
Moisés passa seus poderes magicos para Josué; seu aluno; e morre.
E o povo se compromete a obece-lo, assim como obedeceram a Moisés.
Obedeceram?..Mas Deus não estava reclamando que o povo tinha sido malcriado e tal? Até puniu eles por isso...
Bom, deixa pra lá. Só pra mostrar que esse livro já abre com uma dessas.

Daqui em diante, serão descrições das batalhas de Josué e dos Israelitas para consquistar as terras que Deus deu na mão deles, mas que eles tiveram que ir lutar pra ganha-las mesmo assim.

Josué retoma o plano A de Moisés, quando eles tinham chegado a terra prometida a uns 40 anos atras. Mandou novamente espiões para verificar o local, antes de entrar lá com o povo. Deus ainda não aprendeu a descobrir a geografia de um local pelo jeito, o povo ainda precisa ir lá sozinho pra ver.

Os espias que foram para a cidade averiguar o local passam a noite na casa de uma prostituta.
Não, mas não é isso que voces estao pensando seus safadinhos..
Ou, vai ver é sim, o texto não explica muito como eles foram parar lá.
Mas todos sabemos que isso quebra pelo umas três regras divinas.
Por fim, a prostituta os ajuda, esconde os hebreus dos guardas da cidade, que vieram para checar se tinha algum estrangeiro ali na casa dela. E em troca, ela pede aos espias hebreus para não matarem a familia dela quando vierem atacar a cidade.
Isso também deve quebrar umas três regras divinas, mas os hebreus prometem que vão retribuir o favor.

Voltam os espias para Josué, e contam sua história.
No outro dia, sai todo mundo pra peleja, e a arca da aliança vai na frente.
Alias, esse é um item mágico muito poderoso na bíblia. Ninguém pode tocar nela senão morre, eles carregam ela através de umas argolas. E quando ela está dentro do templo, Deus aparece nela atraves de uma fumacinha.
(kkkkkkkkkkkk, o quão tribal é isso?)
Bons tempos quando Deus se manifestava materialmente em forma de fumacinha, né? Hoje em dia ele só se manifesta aparecendo em cú de cachorro, torradas queimadas ou manchas em janelas.

E, a arca da aliança, quando toca a água do rio Jordão, interrompe o fluxo de agua, assim os sacerdotes puderam atravessa-lo no seco.
E quando chegaram do outro lado, é hora de arrancar prepucios. Porque péles de pinto são extremamente importantes para Deus. É de se entender, mandam os caras pra espiar as terras antes de ir atacar, e a primeiro coisa que eles fazem é ir parar na casa de uma prostituta, né? Melhor arrancar a carapaça da galera, senão eles perdem o foco da coisa toda.

Opa! Nota importante, depois que eles festejaram a páscoa naquele ano, antes da guerra, o maná acabou. Lembram da comida magica?
De repente alguém se lembra de explicar o que houve como dito cujo! Porque por um tempinho já, os autores da biblia parecem ter se esquecido da existência dele, ou de explicar quando ele acabou. Andaram até negocando mantimentos com uns povos no meio do caminho, no ultimo livro.

Indo em direcão a Jericó, o primeiro local que seria invadido, eis que apareceu para Josué um homem com uma espada. E ele se apresenta como principe do exercito do senhor.
O que?!! Principe? Quer dizer que tem um rei, então?
Tambem não entendi, mas Josué parece ter entendido e obecido o homem.

O senhor (o principe ou Deus? Não sei) manda que eles peguem 7 sacerdotes, com 7 trobetas, deêm sete voltas ao redor dos muros de Jericó...blablabla, Deus e os rituais tribais dele. Já que tá interferindo na história, interfere direito porra! E faz o inimigo morrer de subito! Estala os dedos e mata todo mundo, pronto, pra que essa palhaçada toda? Porque senão a estória ficaria sem graça né?

Seguem-se então, algumas instruções pós-batalha: Não peguem para vocês nada amaldiçoado (ou anátema) daquele povo, pra não amaldiçoar o nosso povo com isso!
...Mas os vasos de ouro e prata serão tomados para o tesouro do senhor.
(Meu, e tem como não rir disso?...ahahahaha)

E Deus salva a prostituta e todos aos quais ela protegeu, porque Deus é misericordioso. Mas mata a fio da espada toda uma cidade, incluindo mulheres, bebês e idosos. Até bois.
Lembrando que o texto cita que o "coração das pessoas tinha-se derretido de medo", ou seja, os coitados estavam se cagando dos israelitas, não precisavam ter matado a todos, bastava dominar o local.
Mas, Deus, o Deus de amor, gosta mesmo é de sangue.
Alias, o único pecado daquele povo (de Jericó) foi não ser o povo hebreu, o que já era um crime repugnante perante o Senhor xenófobo.
Depois de massacrar a cidade, eles ainda tacaram fogo, pra ter certeza que tá tudo destruído mesmo.
Exceto as peças de ouro e prata, claro.
Alias, um dos hebreus desobedeceu a Deus e catou algo dos espólios pra ele.
Então Deus fica puto e deixa o povo perder a próxima batalha. Detalhe: Josué só fica sabendo do ocorrido pela boca de Deus, depois de eles já terem perdido a batalha. Tipo, caramba Deus, nem pra explicar? Não dava pra resolver isso antes não?
E Deus só se acalmou depois de eles pegarem o tal individuo que catou o espólio e apredejarem e tacarem fogo nele.
Isso é para vocês aprenderem a não pegar nada de valor dos espólios, porque são objetos amaldiçoados! Exceto se for para o tesouro do Senhor, aí a maldição perde a magia, sem problemas.

Então, eles voltam a cidade para a qual tinham perdido a luta, e armam uma embosca para poder ganhar. Porque Deus deu a cidade na mão deles, mas eles perderam mesmo assim a primeira luta, e tiveram que armar um plano melhor para ganhar, do mesmo jeito que qualquer exercito sem-deus-nenhum faria.

Depois, os hebreus seguem lutando com diversas cidades. Uma das cidades ouviu que eles já chegavam matando e sem conversa, e armou um plano  enganando Deus. Sim! O Deus onisciente foi enganado, e seu povo sem querer jurou deixar aquele outro povo vivo. Aqui Deus não pode cumprir a vontade dele, de matar todo mundo aonde Israel passasse, e ainda por cima o povo fez um acordo com um povo das terras que seriam invadidas. Isso não quebra mais uma das ordens de Moisés? Acho que sim.

Em uma das batalhas, Deus para o sol e a lua! E isso está de acordo com o livro de Jasar também (quem?!..tambem não sei que livro é esse). Na mesma batalha Deus participa da luta, jogando grandes pedras do céu. Olha aí, deus jogando angry birds muito antes do jogo exitir.
Mas porque raios Deus simplesmente não estalou os dedos e matou os inmigos novamente? Não sabemos, afinal, quem sabe, Deus também gosta de se divertir. Já que interferir ele já estava interferindo mesmo.

De resto, seguem-se mais lutas e lutas, aonde Deus mata bebês e idosos, decapta cavalos, e manda vespões para ajudar os Israelitas, etc.
Depois, descrições interminaveis sobre as divisões das terras invadidas.
Ah sim, pra terminar, no penúltimo capitulo, o próprio Josué cita a regra que o povo quebrou, quando foi enganado e fez um pacto com os jebuseus: Josue 23:7.

Enfim, Josué morre, aos 110 anos, mas não sem antes deixar uma cópias das leis com o povo, e fazer um pacto entre o povo e o senhor Deus. (mas, de novo?)
E esse foi o livro de Josué, que nunca viu tamanha desgraça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário