quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Livro de Juízes




SEMPRE BOM LEMBRAR: LEIA O LIVRO NA BÍBLIA PRIMEIRO.



Josué morre também, e os Israelitas seguem no seu processo de invasão das terras locais. A tribo de Judá é selecionada para substituir Josué.
E eles vão lutando e vencendo, exceto a região do Vale, pois os habitantes dali tinham carros de ferro, e Judá não conseguiu vencê-los.
Porque Deus estava com eles, mas carros de ferro é um pouquinho demais para Deus.
E em Juízes 1:17, o texto informa que a tribo de Judá derrotou os Cananeus de uma certa cidade. Entretanto, em Juízes 1:27 o texto diz que Judá não derrotou os cananeus por completo, alguns deles ficaram até habitando entre o povo de Israel, mas matar todo mundo como Deus havia prometido, não aconteceu. E lá se vai mais uma promessa não cumprida de Deus. Ah, mas isso nem é mais novidade.

Depois aparece na história um tal de Anjo, perguntando o porque o povo de Israel não cumpriu com a palavra deles perante Deus, e estavam habitando no meio dos povos que deveriam destruir, deixando que eles possuissem até outros Deuses? E estavam até fazendo pactos com eles.
Ué..Como assim?..
Deus e sua mania de culpar os outros pelas cagadas que Ele mesmo faz.
Responde aí sr. anjo, isso não estaria acontecendo exatamente porque Deus não cumpriu com a parte dele de "dar nas mãos" dos Israelitas toda a terra aonde eles colocassem o pé? Logo eles não conseguiram destruir os cananeus, e tiveram que fazer alguma outra coisa a respeito? Tipo, habitar no meio deles?
Deus é doido. 
Tipo um cara que espatifa um copo de agua no chão e depois grita: - Mas porque diabos tem agua espalhada pelo chão?!!
Não sei..talvez porque você mesmo jogou um copo de agua nele?...

Então o texto segue com punicões de Deus para as coisas erradas, que Ele mesmo fez. A punicão de Deus soou mais ou menos assim:
- Eu vou deixar alguns povos estrangeiros vivendo no meio de vocês, porque vocês não conseguiram mata-los como Eu disse que mataria para vocês.
E principalmente porque vocês estão adorando outros Deuses, que Eu mesmo já afirmei que não existem. Pois sou o unico Deus. O unico que tem ciumes dos outros que não existem.

E por aí vai. 
Cada vez que o povo de Israel perde algum território dominado, foi porque Deus puniu eles por *insira aqui um motivo aleatório*. E se eles ganham algum território, foi porque Deus mandou o espirito santo tomar não-sei-quem, que venceu uma batalha.
Afinal, como eu ja disse, é facil entender o que Deus quer, basta olhar para os fatos ocorridos da vida, e interpretar como quiser. Se foi algo ruim, procure o motivo para Deus ter te castigado. Se foi algo bom, procure a razão porque Deus te abencoou. E assim segue a vida desse povo, sem entender o porque as coisas acontecem, sem aprender nada por exeperiencia dos próprios erros. Afinal, tudo tem um motivo divino, não precisa pensar sobre a situacão e tentar entender aonde foi que você errou. 
Faca um sacrificio ou uma prece de agradeciemnto e siga vivendo.
Ainda bem que isso foi há muito tempo atrás, sim?..É, pois é, é triste saber que ainda tem gente que vive da mesma forma que esses quase-homens-das-cavernas, hoje em dia.

No meio das ladainhas de histórias sobre como não-sei-quem ganhou tal território, tem um tal de Gideão, que vê a face do Senhor.
Porque “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito...” (João 1:18).
Deve ser por isso que a igreja católica medieval criou a santa trindade. Assim acabava com esse problema. 
-..Ah não, mas ele não viu a "Deus-deeus". Ele viu foi o espirito santo.
(Aham-aham..senta lá Claudia) 
Não é nesse sentido que os textos do antigo testamento tratam da questão, então, cristãos, facam jus ao clamado que vocês mesmos gostam de cantar em coro: Olha o contexto!
Porque o próprio Gideão ficou com medo e disse que viu a face de Deus, e agora ele acha que vai morrer.
Então, se quiserem inventar algo para que a biblia não se contradiga nesses trechos, vocês não podem tirar a história do contexto.
Ele não morreu porque Deus deixou que ele vivesse. Sem mais explicacões dentro da história.
Olha só, aqui cai por terra que Deus não pode aparecer para nós hoje e provar que existe, senão nós explodiriamos pela santidade dele. Ele (Deus) sabe como fazer isso sem nos explodir, como demonstra o texto.

E Deus escolheu esse tal de Gideão para livrar o povo de Israel das mãos de..nem lembro mais. É um tal de fica livre, fica preso, fica livre, fica preso, na história toda, que nem faz mais sentido. Enfim, Gideão deve libertar Israel das mãos de alguém.

E em Juizes 6:31, temos um pedido muito interessante. 
Depois que Gideão derrubar um altar do Baal na cidade, os cidadãos querem mata-lo, por ele ter feito isso. 
Batem na porta do cara, e o pai dele responde:
 - Pra que vocês querem matar o meu filho? Se Baal é um deus, deixa que ele mate meu filho! Deixa Baal se defender sozinho!

EXAAAAAAAAAAAAAAAATO!

Pena que a maioria dos cristãos de hoje em dia não lêem a bíblia para entender esse conceito. Essa simples lógica:
Não gostou de algum site de humor que fez piada com Deus? 
Nada de fazer montinho online negativando o video, hein? Deixa que Deus-Jeová tire o site do ar. Afinal, ele não é um Deus para se defender sozinho?

Nota: O mais triste é que já naquela época eles eram hipócritas...Afinal, Jeová precisou que Gideão fosse lá quebrar o altar de Baal, ao inves de quebra-lo sozinho...ahahaha

Acontece que Gideão é um cara muito cagão, e mesmo depois de ter visto Deus, em pessoa, na tenda dele, ainda não acreditava que era Deus mesmo, e fica pedindo provas para Deus.
E o que ele pede como prova? Algo magnifico, incontestável? Como por exemplo, que todos os cidadãos da cidade saiam flutuando no ar?
Claro que não. Ele pede pra Deus molhar um novelo de lã.
*Uau.*

Mas vamos a luta. Deus fica pedindo pra Gideão diminuir o numero de pessoas que ele conseguiu juntar para a batalha contra.. sei la quem.
Deus diz: - Diz pros cagão irem pra casa.
Com isso, Deus quer fazer com que eles vencam a batalha com pouca gente, pra que Israel não diga: - Ah, nem foi Deus que venceu a batalha, fomos nós mesmos!
Deus quer deixar claro que quem vai vencer essa batalha é Ele mesmo, usando as pessoas para isso mesmo assim, porque vencer a batalha sem ninguem não rola, né Deus? 
Matar subitamente o inimigo com um estalo de dedos, não? 
Porque não? Nada mostraria melhor que foi Deus quem tomou aquela providencia, quem conseguiu aquela vitória, sim?
Mas, ou Deus é burro, ou de acordo com as palavras do pai de Gideão: ou Deus não existe. Pois não consegue vencer batalhas sozinho.
Continuemos a história.

Pra resumir, a batalha liderada por Gideão, é meio que um 300, só que com o roteiro bem pior.
Porque eles vencem a batalha no susto. Sim, no susto. 
O inimigo tá achando que vai vir uma galera. 
E Gideão escuta um deles comentando isso. Ai, diz para as 300 pessoas que sobraram da "selecão divina" de exercito dele, tocarem bem alto suas trombetas e quebrarem um vaso no chão, pra fazer uma barulheira. Assim o inimigo ficou assustado e fugiu.

Agora, alguém poderia por favor me explicar o que foi que aconteceu no final de Juizes 8? Gideão sela um pacto aonde toda Israel precisou se prostituir?!..

Enfim, morre Gideão, e entra em cena Abimeleque. Um dos 70 filhos de Gideão. Nossa, 70 filhos, deve ter sido a tal da prostituicão por causa do pacto.

Abimeleque faz o povo lhe declamar rei depois de matar aos seus 70 irmãos, em cima de uma pedra. Exceto Jotão, que se escondeu.
(Nossa, essa estória parece resumo de alguma piada, né? ahahaha)
Jotão roga uma praga no Abimeleque, e diz: Se isso que tu fez foi justo, matar os teus 70 irmãos, que tu vivas feliz. Mas se não foi justo, que Deus ponha fogo em ti! E queime contigo toda a cidade!
Depois Jotão fugiu.
A praga dele demora um pouco para acontecer. Exatos 3 anos. E Abimeleque não pega fogo.
Na verdade, Deus manda um espirito mau para a cidade de Abimeleque. E o espirito tem duas pernas e uma boca. Na verdade, são apenas umas pessoas insatisfeitas com Abimeleque e que comecam a falar mau dele.
No fim, eles tentam emboscar Abimeleque que embosca eles, e tudo vira numa grande emboscada, aonde Abimeleque peleja contra toda a cidade, que se escondeu dentro da torre central para fugir dele. (ufa!)
Então, uma senhora taca uma pedra de cima da torre, na cabeca de Abimeleque, e quebra o crânio dele.
Mas, para não dizer que quem o matou foi uma mulher, Abimeleque pede que um rapaz atravesse a espada nele, pra terminar de matá-lo.

E assim a maldicão se concretiza.. mais ou menos.

Uma nota interessante: No livro de Juizes 8, é a primeira menção que vejo de algo parecido com o diabo. O "Espírito mau". Acontece que isso foi mandado por Deus.
Porque não sei se vocês notaram, até agora, o diabo não apareceu nas estórias, a não ser no jardim do Éden. E nem ficou muito claro que era ele no Eden, era só uma serpente. Nas estórias aparece também o concorrente do Deus-Jeová: Baal. Mas em nenhum momento se diz que Baal era o diabo. Era apenas um outro Deus.
Mas também, quem precisa de Diabo quando se tem um Deus como o do antigo testamento, não é?

Ah sim, só para lembrar: Abimeleque foi um dos que estavam do lado de Deus, lutando para livrar Israel. De acordo com Juizes 10:1.
Livrar de quem? Não se sabe mais. Como ele lutou por Deus? Também não fez o menor sentido. Mas enfim, continuando...

Em Juizes 10, os Israelitas são vendidos para os filisteus, porque Deus ficou puto com eles. De novo.

Ah, e vocês se lembram daquelas lindas descricões sobre como os Israelitas mataram TODOS os amonitas? Era mentira. Pois agora, parece que surgem alguns daqueles amonitas cobrando suas terras de volta.
E é um tal de Jefté, filho da puta (literalmente, sério, leia o texto), quem vai impedi-los de retomar as suas terras.
Depois de todo um mini-flashback sobre como os amonitas não deixaram os Israelitas passarem dentro de suas terras, enquanto eles ainda eram nomades, Jefté diz pra Deus que se ele vencer essa batalha contra os amonitas, ele vai oferecer em holocausto o primeiro infeliz que encontrar pela frente depois que voltar pra casa.
E Deus, num acesso de amor e justica, aceita que alguem seja oferecido como oferenda. (!)
Jefté vence os caras e volta pra casa, e quem ele vê primeiro é justamente a única filha, que morrerá virgem.

Ei, espera..pára, pára tudo!
Mas, Israel não tinha sido vendida para os filisteus? Como é que estão batalhando por territórios e essas coisas?
Bom, não entendi. Vamos ignorar essa parte.

Depois que Jefté voltou da guerra vitorioso, vieram uns tais caras de Efrom, que reclamaram do porque é que ele foi lutar contra os Amonitas, e não chamou eles?
- Pô Jefté! Vai fazer party e nem chama os mano! Tá querendo miguelá XP agora fio?
Então Jefté declara guerra contra aquela cidade. E se algum deles quiser atravessar o Jordão pras bandas deles, dos gileaditas, eles irião pedir uma senha pra deixa-los passar. E se eles falassem com o sotaque de Efrom, seriam mortos.
De acordo com a biblia 42 mil homens foram mortos por causa disso.
E a lideranca de Jefté durou apenas 6 anos, e ele morreu.

Então, depois de muitos juizes comandarem o povo de Israel, Deus os vende para os Filisteus por 40 anos.
(De novo?! Mas já não tinha vendido no capitulo 10?..)

Mas não temam! Deus tem um plano para livrar Israel dos Filisteus! Povo esse para o qual o próprio Deus entregou Israel nas mãos. (Deus e sua lógica).
Sansão!
Sansão não deveria beber alcool e nem comer nada impuro, pra não perder os super-poderes. E nem cortar os cabelos. (?)
Sansão mata um leão, sem mais nem menos, só por diversão. 
Mata trinta pessoas num acesso de fúria, pra poder tomar as túnicas dos infelizes e assim pagar uma aposta feita por ele. 
Casa com uma estrangeira, coisa abominavel perante o senhor. 
Mas, o sogro dele, dá a esposa de Sansão para um colega dele, pois ouviu que ela tava enchendo o saco de Sansão. E ele com raiva taca fogo em 300 raposas, fazendo o fogo queimar as plantacões de trigo dos filisteus.
Entendeu o porque ele precisa judiar de 300 raposas? Não? Nem eu.
Depois ele mata mil filisteus com uma queixada de jumento.
Sansão "entra" em uma prostituta e depois, arranca as portas da cidade aonde ela estava e deixa as mesmas em cima de um monte.
Porque? Sei lá, a bíblia não explicou, só citou o fato.
Uma mulher chamada Dalila, por quem ele se apaixonou, descobriu o motivo da sua forca desproporcional. Se cortassem o cabelo de Sansão, Deus sairia dele.
Deus e suas regras sem nexo e tribais.
Ela tosa Sansão, os filisteus pegam ele e arrancam os olhos dele, e o deixam trabalhando em um carcere, empurrando um moinho.
Mas não temam! Deus vai voltar a ajudar Sansao! Mas só porque o cabelo dele voltou a crescer enquanto ele estava no seu carcere.
Então durante uma festa aonde Sansão é chamado para alegrar os convidados, ele derruba os pilares de uma casa aonde se encontravam 3000 pessoas. (Devia ser um terraco muito grande).
E morre Sansão junto com os filisteus.
Em resumo, esse lider chamado Sansão foi extremamente violento e promíscuo, mas Deus apenas o puniu quando ele raspou a cabeca. E Sansão não derrotou os filisteus, apenas matou alguns.

Não, sério, como as pessoas podem ler esse tipo de histórias na bíblia e não ver o quão erradas elas são?

Agora entra em cena, no capitulo 18, um tal de Mica, conversando com a mãe dele. Totalmente fora de contexto e pela metade essa parte do texto.
Mas eis que esse Mica abriga um levita peregrino e o torna seu profeta.
Mas esse levita peregrino encontra alguns espiões, enviados pela tribo dos Danitas, que ainda não tinha recebido sua heranca naquela divisão de terras do comeco da história, lembram? Quando os Israelitas comecaram a invadir as terras ao redor. Pois é, ainda. E eles estavam procurando algumas terras para invadir e o profeta diz que Deus está com eles.
Eles acham uma cidade mais a frente, que é rica feliz, nada falta lá e o povo não tem contato com ninguém.
Um vilarejo alegre, perfeito para ser massacrado pelo povo de Deus.
Então os espias da tribo de Dãnica voltam para casa e informam que tem um vilarejo para destruir. Mas antes, eles passam pela casa daquele Mica e roubam as estatuas forjadas de Deuses que ele tinha, e o sacerdote levita dele também, para só depois ir matar todos do vilarejo feliz.
E se você não tem a sensacão de que essas histórias estão sendo contadas pelo lado maligno do enredo, você tem algum problema.
E lá, naquele vilarejo, os filhos de Dã fizeram sua cidade e viveram felizes.
Ah sim, o levita era parente de Moisés, pelo que eu entendi, e se chamava Jônatas.
E essa tribo roubou estatuas de deuses, e cultuou as estatuas, crime gravissimo para Deus, sim? E também ficaram amigos de um sacerdote ganancioso, parente de Moisés. Além de massacrar uma vila feliz de inocentes.
Só poderiam ser do povo de Deus.

No capitulo 19 se inicia um novo conto. 
Vou comecar a chama-los de contos, pois um não tem conexão com o outro.
Um homem tem uma concumbina. Ela o trai e volta para a casa do seu pai. O marido vai busca-la.
O sogro fica muito feliz, e o convida para passar uns dias.
Mas por fim, ele se cansa e vai embora. A mulher sugere que eles passem a noite na cidade dos jebuseus. Mas o marido diz que se recusa a passar a noite em uma cidade que não pertenca aos filhos de Israel, logo eles vão até a cidade que pertence a tripo de Benjamin.
Lá, um ancião lhes dá teto e comida. Mas os homens da cidade querem estuprar o visitante.
Porque era uma cidade de Israel, dos filhos de Deus, só poderiam ser pessoas com Deus no coracão. 
Quem em sã consciencia procura abrigo entre os filhos de deus? Que idéia! Passe longe deles se puder! Eles são extremamente perigosos, como ja constatamos depois de ler todas essas histórias macabras.
E o anfitrião, como um homem bom, oferece a sua filha virgem para ser estuprada, mas que não cometessem a abominacão de estuprar um homem! Onde ja se viu! Que estuprem as mulheres, que são como vacas ou ovelhas, um mero objeto de posse. Só que o convidado jogou sua concumbina na rua para ser usada pelos filhos de Benjamim e fechou a porta.
E por fim, a mulher morreu depois de tanto ser estuprada. O seu marido corta seu corpo em 12 pedacos para mandar um pedaco para cada tribo de Israel, só para eles verem o absurdo que aconteceu na tribo de benjamim, onde quase estupraram um HOMEM!

E todas as tribos de Israel vem para lutar contra a tribo de Benjamim, pelo que eles fizeram.
E eis que as tribos consultam a Deus, e Ele os manda irem guerrear contra Benjamim, só que eles perdem.
Eles voltam chorando, e consultam Deus de novo: A mesma ordem. E novamente eles perdem.
Porque Deus está com eles. (?)
Só na terceira vez, com uma emboscada armada, é que Deus deu a tribo de Benjamim na mão deles. Depois de eles mesmos armarem um plano melhor do que o de Deus.

Aí, depois que eles venceram, ficaram com pena da tribo irmã, porque o que seria deles agora, sem uma das tribos? Afinal, 11 é um numero tão feio.
Então eles decidem que vão perdoa-los. 
Mas como a tribo irá continuar, se eles mataram todas as mulheres que eles tinham? 
E as outras tribos haviam prometido para Deus que nenhuma delas iria dar suas filhas para se casarem com os homens da tribo de Benjamim.
Mas, todas as tribos notam que uma das cidades não tinha vindo participar da reunião.
Então, pronto. Vamos mandar nossos soldados para lá, matem todas as pessoas e animais, exceto as mulheres virgens. Essas serão as esposas para os homens da tribo de Benjamim.
Vamos resolver uma matanca com outra, bem ao estilo de Javé.
Mas, acontece que as 400 virgens da tal cidade destruida não foram suficientes, e agora?
Simples! Vamos sequestrar as mulheres de outra cidade, Siló!
Então os homens da tribo de benjamim se esconderam nas moitas e cacaram as virgens da cidade de Siló, enquanto elas saiam para dancar.
Sim! Está aberta a cacada às virgens!
Não acredita em mim? Leia juizes, o ultimo capitulo.
E quando os irmãos e pais daquelas virgens da cidade, viessem se queixar com os Israelistas por terem sequestrado e estuprado as suas filhas? Eles responderão o seguinte: Se sintam horandos por terem suas mulheres adicionadas a uma das tribos de Deus.
Essa tribo justa e amável. SQN.

E esse foi o livro de Juizes, com todas as suas estórias absurdas e cruéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário