domingo, 5 de janeiro de 2014

Livro de Rute

Rute.

Este livro ainda se passa na época em que os juizes governavam o povo de deus, Israel.
E havia uma grande fome na terra. 
...Porque o planeta todo é apenas o oriente médio. 
...E porque Jeova cuida dos seus filhos, e lhes dá o que precisam, infelizmente comida não é uma dessas coisas, já que estão passando fome.

Então, uma senhora chamada Noemi, viajou com o marido e dois filhos para um lugar chamado Moabe. Os filhos se casaram com mulheres Moabitas.
(alerta de pecado! Filhos de Deus se casando com estrangeiras! De acordo com os livros anteriores é um pecado gravíssimo).
E, em seguida, ela perdeu o marido, e os dois fihos homens. Logo, ficou desamparada, sem nenhum homem na familia. O que era algo terrível naquela epoca, na qual mulheres eram meras propriedades. Seria mais ou menos como uma vaca que o dono tivesse morrido.
Noemi disse para as duas noras em luto: Vocês que são novas, voltem pra casa dos seus pais, e vejam se arrumem outro marido (dono). Eu sou velha e vou voltar pra Juda. Ouvi dizer que eles tem pão.
Mas a Rute, quem nomeia este dito livro, disse que nunquinha se separaria da sogra, só se ela estivesse morta.
Aí a Noemi disse: - Ta, bele.
Quando chegam em Belem, Noemi pede para ser chamada de Mara, pois deus a tinha enchido de amargura. (Cuidado hein tia, mulher não tem direito de reclamar contra o Jeová..)

A Noemi, digo Mara, tinha um parente rico em Belem, parente do falecido marido. O Boaz.
A Ruta saiu para mendigar o resto de trigo nos campos, as sobras da colheita, e por coincidencia, aconteceu de ir parar no pasto desse tal de Boaz.
Ele viu a moca trabalhando o dia todo, e gostou dela. Disse pra ela se misturar entre as servas dele pra colher o trigo, e ordenou que os homens de deus, que não a estuprassem.
(Tem que avisar né gente, sabe como são amaveis os filhos de deus).
Ela ficou intrigada, pois se ela era estrangeira, então porque ele estava sendo legal com ela?
Rute, Rute, sua bobinha... Tão inocentes essas mulheres que vem de fora.
Ele apenas disse que ela merecia, pelo que tinha feito pela sogra e por ter escolhido Jeová, ao abandonar o povo dela em Moabe. 
Eu não sabia que Jeová admitia a mistura entre povos, mas..Boaz parece não saber das regras do próprio deus.

O Boaz tava todo "sedutivo", mandou os trabalhadores dele deixarem umas espigas extras pra ela catar, deixou ela comer perto dele, até molhar o pão dela no vinagre dele...

A Rute contou pra sogra o que rolou, e esta ja percebeu na hora a putaria. E deu até as dicas: 
Não dá pra ele antes de ele comer e beber, pois é melhor esperar que ele fique bebado (a biblia diz: "ficar de coracão alegre). Depois, presta a atencão aonde ele for se deitar, e vai lá, descobre os pés dele e se deite  (que nem um cachorro?!..). E ele vai te dizer o que fazer. *Se é que você me entende*

E sim, a idéia era abusar do Boaz bebado. Esse povo de Deus e sua ética impecavel. Será que ela não pensou em conversar com ele, que nem uma pessoa normal? Precisa aplicar um golpe?

E Rute obedece a sogra. O Boaz estava lá de boa, dormindo, e eis que acorda a meia noite, com a Rute deitada no pé dele e pergunta: Quem é você?!!
E ela disse que era serva dele e pediu pra ele estender a capa sobre ela. *Se é que você me entende* Já que ele era o "remidor" dela. (O cara que a salvou, já que estava ajudando tanto ela, pois ela não tinha marido pra "criar" ela).
Então.. o que segue foi um tanto confuso..E eu não entendi nada. Quem sabe ele estivesse meio bebado ainda.

Ele disse: Nossa! Agora sim você demonstrou bondade, mais do que tinha demonstrado antes! Porque você não foi atras de outro homem, fosse rico ou pobre.
Eu realmente não entedi o que ele quis dizer..Ela demontrou bondade porque ela se ofereceu pra ele? E ela não foi atras de dinheiro? Como assim? Tentar aplicar o golpe do "me comeu, agora vai ter que casar, de acordo com as regras dos hebreus", só porque ele era rico, é o que então?

Só que o Boaz não era besta nem nada, sabia dos tramites legais do povo dele, e tinha em mente uma forma de se casar com Rute legalmente, já que eles tinham algum laco de parentesco. Então, ele explica pra Rute que ele não pode comer ela, ainda. Porque tem outro cara na cidade que teria o direito legal de comer ela..*coff* Digo, de ser o "remidor" dela, mais do que ele. E ele iria falar com o tal homem antes de tomar qualquer atitude. Então ele manda ela vazar de lá pela manhã, e que ela não deixasse que ninguém a visse saindo. 
(Ah louca.. tá querendo ser apedrejada)
Mas antes, ele pediu a capa de Rute, e encheu de trigo, pra que ela não voltasse de mãos abanando.
..porque ela não estava interessada em riquezas..

No outro dia ele foi lá falar com o cara que teria mais direito de comprar as terras do falecido marido de Noemi, e por consequencia, comprar Rute como parte da heranca. O cara disse que não queria, e disse que ele era o proximo da lista, na familia, com o direito de comprar as posses do morto.
Eles trocam sapatos, o que parece ser a simbologia pra fechar acordos da epoca, e agora sim o Boaz vai "conhecer" a Rute.
Eles se casam oficialmente, ela tem um filho e esse filho era na verdade, Avo de Davi.

E esse foi o curtíssimo livro de Rute, pra mostrar o valor da mulher na biblia. Ou seja, você merece ser dada como parte da heranca de um homem, quando o mesmo morre. E você näo pode ficar zanzando sozinha por aí sem ter um homem pra cuidar de você.

E uma dica minha: Mulheres, não tentem usar as dicas de seducão da Noemi hoje em dia. Quer dá pro cara, vai fundo. Mas não fica deitando no pé dele que nem um cachorro. Isso é meio..esquisito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário